Uma vida tão leve que flutua.

As fotos à seguir nos remetem à cenas típicas de filme de ficção como a Fantástica Fábrica de Chocolate. Uma vida que é utópica para assíduos consumidores do capitalismo e da vida urbana, é compartilhada para o mundo de maneira tão sutil, que a forma de viver deste casal de artistas canadenses Wayne Adams e Catherine King, despertaram a curiosidade dos usuários das redes sociais com um modo de vida pra lá de luxuoso, em meio à natureza.

“Freedom Cove” foi criado no ano de 1992 e é composto de 12 plataformas flutuantes na Ilha de Vancouver no Canadá. Nele está incluso uma pista de dança, uma galeria de arte, um farol de hóspedes, um estúdio para Adams e King, e cinco estufas. O casal recebe água de uma cachoeira nas proximidades durante o verão e de água da chuva durante o inverno.

A ilha não possui frigorífico ou congelador, tudo é natural. Eles plantam seus próprios alimentos, geram sua energia, e a água potável usada provém de uma cachoeira que está localizada nas proximidades quando estão no Verão, e de água de chuva no inverno.

Entre os meses de junho e setembro, o casal abre as portas de sua ilha para receber visitantes, que conhecem cada detalhe deste projeto e podem entender melhor como tudo funciona.

Meeting Rio

No mundo contemporâneo, a procura pelo ecoturismo, está em ascendência. Porém ao analisar projetos de viagem, o primeiro pensamento quanto à rota é procurar algum lugar no exterior que tenha por exemplo, uma paisagem paradisíaca, rotas e restaurantes ambientados no clima do destino escolhido. Mas por quê a viagem desejada é para o exterior?

                     (Fonte: Raphael Medeiros)       

  O objetivo de sempre almejar a diversão fora do país se tornou um fato comum entre os brasileiros. Segundo o Banco Central do Brasil, em abril de 2013 o gasto líquido por brasileiros com viagens internacionais alcançou US$1,5 bilhão, elevação de 22,5% em comparação ao resultado de abril de 2012. O saldo decorreu da expansão de 4,6% nos gastos de viajantes estrangeiros ao Brasil e de 17% nos gastos de turistas brasileiros em viagens ao exterior. De acordo com a autoridade monetária, em 2012 o brasileiro deixou US$ 20,4 bilhões fora do paísUm número tão alarmante quanto este, nos faz perceber que viagens para o interior do Brasil tem alto custo por questões de empresas aéreas.

                                                                                  (Fonte: http://rionatural.com.br/)

  Se o plano de viajar está distante financeiramente, mas mesmo assim o “break” da rotina é uma questão que você deseja realizar com urgência. Que tal conhecer sua cidade de uma maneira turística? O turismo no Rio de Janeiro passa por uma fase de aperfeiçoamento, para uma melhor recepção aos visitantes. Como Paris é para França ou Londres para o  Reino Unido. Primeiro destino quando se fala de Brasil.

 O valor da cidade do Rio, apreciado por turistas, fazem muitos cariocas pensarem: “Afinal, o que de bom tem aqui? Pois não é possível eles enxergarem tanta beleza”. Na verdade, assim como eles moram em cidades que suspiramos somente em falar o nome, o tratamento é similar quanto a importância, normal. Mas a pergunta que fazemos é: “Você conhece realmente o Rio?”. Antes de pensar em viajar, conheça a fundo e perceba que o apelido “Cidade Maravilhosa”, é realmente verdadeiro.

  Seu relevo é repleto de morros e pedras, oferecendo uma infinidade de opções para os adeptos da escalada e do trekking. A variedade de trilhas – só na Floresta da Tijuca são mais de cem – e os obstáculos naturais levam os esportistas a cenários diversos, inclusive ao topo de cartões-postais como o Pão de Açúcar e o Corcovado. Os roteiros mais praticados são Morro da Urca – cerca de 40 minutos de caminhada – e Pedra da Gávea, com até quatro horas de duração, dependendo do trajeto escolhido.

  A cidade que é conhecida por praias, atividades ao ar livre e badalação, oferece uma vista exuberante quando traçada por rotas montanhosas. Assim como picos apreciados por nós em outros países, temos uma riqueza tão próxima ou melhor, porém ainda desconhecida. Inspire-se e se prepare, pois além de contemplar o visual, a aventura é garantida.

 O Site do Jornal O Globo fez uma seleção de 15 trilhas do Rio que também vale à pena conferir para se inspirar : http://infograficos.oglobo.globo.com/rio/conheca-15-trilhas-para-curtir-a-paisagem-carioca/pedra-bonita-8227.html#description_text

Próximo destino, Costa Rica.

(Monteverde Cloud Forest; fonte: internet.)

 

Se você está planejando viajar e ainda não sabe o destino… Que tal conhecer a Costa Rica?

Localizada no coração da América Central, a Costa Rica  toca tanto o mar do Caribe quanto o Oceano Pacífico. O país que é exuberante na porcentagem da área natural, atrai os viajantes de uma forma diferente, enquanto outros países atraem por oferecer compras em marcas conceituadas, lugares mainstream, ele simplesmente atrai por sua simplicidade, a essência do mundo, a natureza.

A região é propícia para diversas atividades, especialmente o surf, mergulho, rafting, montanhismo e wind surf. Se quiser um pouco mais de aventura, aposte no trekking pelos vulcões (são mais de 60!). E para relaxar, passeios de barco podem te levar para praias desertas e maravilhosas! Você ainda vai encontrar diversos parques florestais, que reúnem uma riqueza impressionante de animais e flores!

 

(Vulcão Poás, fonte: Google.)

Com sua rica biodiversidade e imenso ecossistema, o ecoturismo na Costa Rica atrai muitos turistas para visitar os extensos parques nacionais e áreas protegidas em todo território. O país foi um pioneiro neste tipo de turismo, e é reconhecido como um dos poucos com o verdadeiro ecoturismo.

 A Costa Rica protege por lei 25% do seu território. E leva a sério o ecoturismo. O governo, por exemplo, classifica o nível de sustentabilidade turística de operadoras, hotéis e outras empresas, em uma avaliação extensa e rigorosa, que levou ao país a melhor colocação entre latino-americanos no ranking mundial do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2009 e e em primeiro lugar entre as Américas, em termos do Índice de Desempenho Ambiental de 2012.

Nos passeios o visitante pode desfrutar de belas praias tropicais, as maravilhas da natureza e uma cultura cintilante, todos os componentes necessários para uma rota ideal nas férias. O que se conclui sobre este lugar é que para visitá-lo você deve ser um amante da natureza, e estar pronto para grandes aventuras. Vamos fazer as malas?

 

 

 

O LÁPIS SEMENTE

 

 

No mundo contemporâneo, vivemos em uma sociedade na qual tem surgido correntes para combater a inutilidade dos objetos, em tempos em que tudo que usamos tem tempo curto de vida, o planeta tem pedido ajuda para que sejamos mais conscientes e avaliarmos em todos os âmbitos, qual é a nossa necessidade, e se ela pode ser mudada.

Em meio à propostas de sustentabilidade, uma ideia tem chamado a atenção na internet, o lápis que vira semente. Ele age da seguinte forma, as sementes ficam em cápsulas na ponta oposta ao grafite, assim quando o lápis ficar pequeno, basta plantá-lo na terra. Quando a cápsula é exposta à humidade, começa a degradar-se e liberta a semente que depois começa a germinar.

Os lápis são feitos à mão e as sementes são orgânicas, cada lápis contém um mínimo de quatro sementes, dependendo do tipo da erva. A ideia e o seu desenvolvimento tiveram a assinatura de três estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, ao ser-lhes proposto um trabalho no qual teriam de apresentar um produto de escritório sustentável para o futuro.

A venda está disponível em vários sites brasileiros, como :

 http://www.feijaomagico.com/

http://www.elo7.com.br/lapis-semente/dp/390500

 

“A WAVE do gelo”

Dessa vez não foi necessário deixar o obturador da câmera aberto, pois inacreditavelmente as ondas não estavam em movimento normal. O fotógrafo Jonathan Nimerfroh  se deparou com essa imagem incrível de  ondas congeladas e teve que registrar. Esse acontecimento incrível aconteceu na ilha de Nantucket, em Massachusetts, nos EUA, enquanto o mesmo caminhava.  Ele observou que ondas estavam quebrando em forma de gelo, resultado de temperaturas registradas a menos sete graus.

As imagens incríveis estão no site do autor. http://www.jdnphotography.com/ 

 

De Janeiro à Janeiro

  

Para continuar as comemorações do aniversário de 450 anos da cidade, o fotógrafo Fábio Minduim leva seus cliques aos shoppings do Rio.

  Pra quem já conhece o trabalho desse fotográfo, sabe o quanto ele é surpreendentemente criativo. Além de ser um amante do Rio de Janeiro, ele tem os takes mais interessantes e realistas do mundo das ondas, e para acreditar e ver que ele manda bem mesmo só conferindo pessoalmente na exposição ou no site do próprio.
A exposição dos quadros faz parte do projeto “Alegria De Ser Carioca”, que se estende durante todo o mês de março com atrações produzidas por artistas cariocas em homenagem à Cidade Maravilhosa. Além de uma série de fotografias de Fábio Minduim, os quadros da artista plástica Bianca Mayer encantam os frequentadores dos shoppings.

  Nessa semana, à partir de hoje, 3 de março ao dia 8, é

a vez do Rio Design Leblon (Avenida Ataulfo de Paiva,270, Leblon) , take a look no calendário:

  • Shopping Nova América – 10 a 15 de março (Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 126, Del Castilho) 
  • Botafogo Praia Shopping – 17 a 22 de março (Praia de Botafogo, 400, Botafogo.)
  • Boulevard Rio Shopping – 24 a 29 de março (Rua Barão de São Francisco, 236, Vila Isabel)

As mostras ficam em cartaz sempre de terça a domingo e, no último dia, uma apresentação do multi-instrumentista Rodrigo Sha irá sacudir a galera.

Ondas novas e pranchas gigantes

Para os praticantes de esportes outdoor, chegou a hora de conhecer o Stand up que comporta até NOVE pessoas. A novidade vem chegando na estação certa para se reunir com os amigos, e aproveitar os 40° da Cidade Maravilhosa com muita diversão.
O “Big Sup” é um Stand Up inflável gigante que além de evitar a “mesmisse” de ter que revezar com os amigos, proporciona boas remadas de preferência preenchida com as nove pessoas em cima.
Pra quem curtiu a ideia, já tá disponível o aluguel das pranchas guarderia do Quebra-Mar e na Lagoa. Corre lá e aproveita que o verão merece ser curtido com mais aventura em grupo.